Especialização de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica

A Especialização em Enfermagem surge em resposta as necessidades  e à demanda do mercado emergente associada ao agravamento da saúde em todo Mundo, com a Covid-19. O curso se propõe a oferecer disciplinas centradas e professores renomados na formação de profissionais com capacidade de raciocínio lógico, rápido, decisório na identificação de prioridades, condutas que previnem complicações e óbitos.

Seja especialista em apenas 1 ano

Corpo docente qualificado

R$ 680

Por mês

*O preenchimento da Ficha de Inscrição pelo site não garante a vaga. A vaga somente estará garantida mediante o pagamento do curso.

Sobre o curso

Capacitar o profissional Enfermeiro em Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica com tomadas de decisões e intervenções rápidas e precisas, acerca das diversas afecções clínicas e cirúrgicas de alta complexidade.

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Objetivos Específicos

Aplicar o desenvolvimento de competências para a melhoria do nível profissional do enfermeiro na assistência, gestão e educação continuada em Unidade de Terapia Intensiva.

Coletar as informações precisas e fundamentais no Processo de Enfermagem para identificação das doenças graves e complexas nos ambientes de UTI.

Elaborar a Sistematização da Assistência de Enfermagem diante do paciente adulto ou pediátrico crítico e em risco iminente de morte.

Decidir sobre o uso apropriado de recursos humanos, físicos, materiais, equipamentos e de tecnologias de informação no cuidado ao paciente crítico, respeitando-o com dignidade e zelando pelo trabalho em equipe com eficiência e eficácia.

Coordenação

Enfª. Ma. Dayse Rosângela Marques

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (1993). Especialização de Enfermagem em Licenciatura pela FIOCRUZ (2002). Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2016). Foi enfermeira – HUSE de 1996 à 2018 (Atuou como coordenadora de enfermagem do HUSE, gerente de enfermagem da ala de cirurgia ortopédica e plástica, Enfermeira na UTI pediátrica e Adulto). De 2018 até os dias atuais, Enfermeira na Vigilância Sanitária Estadual. Participou da Implantação do Projeto SAMU ESTADUAL pelo MS. Foi Coordenadora de Enfermagem do Hospital Pedro Garcia Moreno/Itabaiana. Fez parte da implantação e coordenação de enfermagem da Clínica de Especialidades Médica-UNITMED de 2012 à 2016, implantação do serviço de cateterismo vesical intermitente limpo na UNITMED. Enfermeira da UTI-COVID 19 da Ebserh/HU (PSS-Janeiro a julho de 2020). Professora substituta da UFS (disciplina Introdução à Enfermagem e estágio supervisionado). Participou da implantação Centro de Simulação Realística de medicina e enfermagem da UNIT, atuou como coordenadora e professora do Centro de Simulação Realística de medicina da UNIT. 

Ementa

Conteúdo Programático:                

Aula inaugural-Competência do Enfermeiro atuante em Unidade de Terapia Intensiva  Adulto e Pediátrica. Aspectos gerenciais na Unidade de Terapia Intensiva. Indicações e Índices Prognósticos em Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica. Abordagem e cuidados multidisciplinares. Experiência do paciente e família e Humanização da Assistência  em UTI Adulto e Pediátrica.

Gestão de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica. Fundamentos Teóricos, Legais e Bioéticos para a Prática em Enfermagem de Alta Complexidade. Aspectos arquitetônicos atuais na Unidade de Terapia Intensiva (RDC 50/2002): influência e desafios RDC 07/2010. Dimensionamento de enfermagem, Processo de enfermagem – Sistematização da Assistência de Enfermagem; Biossegurança individual e coletiva. Gestão e Qualidade da Enfermagem em Terapia Intensiva: inovações e tecnologias. Era do Desenvolvimento da Qualidade/Indicadores/Acreditação. Responsabilidade Civil e Ética nos Eventos Adversos. Estudo das bases e pressupostos da Bioética. Considerações e direitos dos pacientes. Sigilo profissional. Responsabilidade profissional, legal e moral em relação ao paciente crítico. Relações interpessoais no processo de trabalho e no cuidado ao paciente.

Metodologia do trabalho científico I, II: Características do conhecimento científico. A dinâmica do conhecimento científico. Problematização. Hipótese ou problema de pesquisa. Partes do projeto de pesquisa e estrutura da monografia. Aplicação de teorias e técnicas na elaboração de trabalho de pesquisa científica em área escolhida.

 

Conteúdo Programático:

Alterações e monitorização do sistema cardiovascular e hemodinâmico. Exame Físico Cardiovascular. Tromboembolismo Venoso, Síndromes Coronarianas Agudas. Insuficiência Cardíaca e Choque Cardiogênico. Interpretação de Eletrocardiografia Normal e Arritmias (Manuseio do aparelho). Dispositivos de Assistência Ventricular (apresentação dos dispositivos). Monitorização Hemodinâmica Básica, Invasiva e Minimamente Invasiva (PVC,PANI,PAI, VIGILEUS, catéter Swan-Ganz,etc).

Abordagens intensivas na assistência ao paciente adulto e pediátrico com distúrbios Respiratórios. Edema Agudo de Pulmão e Pneumotórax, Síndrome do Desconforto Respiratório do Adulto e Insuficiência Respiratória. Infecção pela Covid-19. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Pneumonia,  Derrame Pleural, Cirurgia Torácica, Sepse e Choque Séptico adulto e pediátrico.

Parada Cardiorespiratória e Reanimação Cardiopulmonar Cerebral. Terapia intravenosa na Unidade de Terapia Intensiva. Sistematização da Assistência de Enfermagem no Cuidado Intensivo em Traumas e Queimaduras.  Cuidados com Terapia Intravenosa (apresentação dos Catéteres e manuseio). Drogas Vasoativas e Cálculos- Uso de Bomba de Infusão. Assistência ao paciente na UTI portador de trauma multissistêmico. Simulação de preparo de drogas e casos clínicos.

Aspectos da Ventilação Mecânica em paciente adulto e pediátrico. Gasometria arterial e venosa na avaliação de pacientes críticos.

Avaliação do paciente em uso de Ventilação Mecânica na Unidade de Terapia Intensiva (Manuseio do Aparelho), prática de punção arterial e interpretação de Gasometria Arterial e venosa. Simulação realística de casos.

Cuidados intensivos aos pacientes críticos adultos e pediátricos com distúrbios neurológicos. Exame Físico Neurológico. Avaliação do coma. Monitorização Neurológica e Manejo da Hipertensão Intracraniana, Acidente Vascular Encefálico. Derivação Ventricular Externa, Monitorização Intracraniana (PIC). Delirium, Sedação, Analgesia.  Principais distúrbios neurológicos clínicos e cirúrgicos em pediatria. Pós-operatório de cirurgias neurológicas. Comunicação de Notícias Difíceis: paciente adulto e pediátrico.

Avaliação de Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador de Órgãos- Adulto e pediátrico. Paliativos e Dilemas Éticos no Fim da Vida. Avaliação de Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador de Órgãos- Adulto e pediátrico. Simulação de captação de orgãos (protocolo). 

Conteúdo Programático:

Doenças do Sistema digestório em pacientes críticos: principais intervenções clínicas e cirúrgicas. Exame físico abdominal, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia do Esôfago e Estômago, Cirurgia do fígado e Vias biliares, Cirurgia do Pâncreas, Coloproctologia, Hérnia, Traumas e Transplantes. Trombose Mesentérica e Hemorragia Digestiva. Abdômen Agudo e Síndrome Compartimental Abdominal. Insuficiência Hepática e Diálise Hepática- Paracentese. Infecção em Cirurgias abdominais. Cuidados nas passagens de sondas gástricas, enterais e GTT.

Sistematização da assistência do paciente crítico com distúrbio metabólico e renal. Adulto e pediátrico. Cetoacidose Diabética, Coma Hiperosmolar e Hiperglicêmico. Insuficiência Renal e Métodos Dialíticos. Adulto e pediátrico. Assistência de enfermagem. Complicações, terapia dialítica.

Distúrbios hematopoiéticos: cuidados intensivos ao paciente crítico adulto e pediátrico. Transfusão de Hemoderivados. Trombocitopenia, Coagulação Intravascular Disseminada, Assistência aos distúrbios hematopoiéticos graves no adulto e criança. Uso e finalidade dos hemoderivados, registros obrigatórios no prontuário do paciente e ANVISA.

Metodologia do Trabalho de Conclusão do Curso científico II, III

Diretrizes metodológicas para o trabalho científico. Planejamento da pesquisa. Elaborar o projeto de pesquisa. Texto monográfico. A Internet como fonte de pesquisa. Técnicas de pesquisa bibliográfica. Normas para a redação de trabalhos científicos. Aspectos éticos e bioéticos da pesquisa em saúde. Aplicação de teorias e técnicas na elaboração de trabalho de pesquisa científica em área escolhida. 

Assistência de enfermagem em cuidados intensivos 

Conteúdo Programático:

Cardiologia clínica pediátrica: arritmias e coronariopatias. Cirúrgica cardíaca pediátrica. Variáveis clínicas, risco cirúrgico, complicações pós-operatórias, avaliação da funcionalidade cardíaca após a alta da UTI pediátrica. Desenvolvimento de morbidades após permanência em UTI pediátrica e tempo de permanência na UTI.

Desconforto respiratório e insuficiência respiratória. Métodos de diagnóstico e exames complementares não invasivos. Manejo do Desconforto respiratório e insuficiência respiratória. Métodos de diagnóstico: eletrocardiograma e exames complementares não invasivos. Simulação realística de casos clínicos.

Parada cardiorrespiratória e Reanimação cardiorespiratória. Farmacologia pediátrica. Paciente em estado de choque: intervenções intensivas.

Fisiopatologia dos choques, reconhecimento e tratamento. Punção intraóssea (prática). Simulação realística de casos clínicos.

Conhecimento sobre a estrutura física, organizacional e gestão da UTI Adulto e Pediátrica.

Conteúdo Programático:

Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE); Hospital São Lucas; Hospital Primavera, Hospital Unimed, Hospital Santa Isabel, Hospital do Coração, FBHC.

Características do conhecimento científico. A dinâmica do conhecimento científico. Problematização. Hipótese ou problema de pesquisa. Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

 

Duração do curso

1 ano

Alunos por turma

Mínimo de 30 alunos

Carga horária

360 horas

Aulas

Aulas teóricas e práticas

Quem vai te ensinar

Depoimentos dos nossos alunos

Depois do curso pude melhorar em muitos aspectos. O ACLS fornecido pelo NESES em Maceió foi realizado com muita qualidade, foi ótimo desde a escolha do instrutor e equipe como também na escolha do local. Os conteúdos foram passados de forma didática e objetiva. Os testes e simulações realizados foram muito próximos da realidade. Sem dúvidas que toda minha turma foi muito bem formada. Sinto que estou muito mais seguro para os plantões!

Roosevelt Padilha

ACLS - Maceió

Ao longo da graduação somos direcionados a lidar com inúmeras situações de emergência, porém nem sempre com o cuidado em ensinar como devemos coordenar situações que exigem ação imediata do profissional de saúde. Neste sentido, o ACLS foi um ponto de partida importante para guiar condutas e me ajudou bastante a visualizar como devo me posicionar em determinadas situações críticas. Por isso, recomendo bastante o curso para todo recém formado ou estudante de cursos da saúde que estejam em seus estágios obrigatórios da graduação!

Williany Barbosa de Magalhães

R$ 680,00

Por mês

*O preenchimento da Ficha de Inscrição pelo site não garante a vaga. A vaga somente estará garantida mediante o pagamento do curso.