Especialização Médica em Urgência e Emergência

A Especialização em Enfermagem surge em resposta as necessidades  e à demanda do mercado emergente associada ao agravamento da saúde em todo Mundo, com a Covid-19. O curso se propõe a oferecer disciplinas centradas e professores renomados na formação de profissionais com capacidade de raciocínio lógico, rápido, decisório na identificação de prioridades, condutas que previnem complicações e óbitos.

Seja especialista em apenas 1 ano

Corpo docente qualificado


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R$ 2500

Por mês

  • 03 e 04 de Junho
  • R. Coronal Stanley Silveira, 258, São José

*O preenchimento da Ficha de Inscrição pelo site não garante a vaga. A vaga somente estará garantida mediante o pagamento do curso.

Sobre o curso

Capacitar o profissional Enfermeiro em Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica com tomadas de decisões e intervenções rápidas e precisas, acerca das diversas afecções clínicas e cirúrgicas de alta complexidade.


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Objetivos Específicos

Aplicar o desenvolvimento de competências para a melhoria do nível profissional do enfermeiro na assistência, gestão e educação continuada em Unidade de Terapia Intensiva.

Coletar as informações precisas e fundamentais no Processo de Enfermagem para identificação das doenças graves e complexas nos ambientes de UTI.

Elaborar a Sistematização da Assistência de Enfermagem diante do paciente adulto ou pediátrico crítico e em risco iminente de morte.

Decidir sobre o uso apropriado de recursos humanos, físicos, materiais, equipamentos e de tecnologias de informação no cuidado ao paciente crítico, respeitando-o com dignidade e zelando pelo trabalho em equipe com eficiência e eficácia.

Coordenação

Enfª. Ma. Dayse Rosângela Marques

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (1993). Especialização de Enfermagem em Licenciatura pela FIOCRUZ (2002). Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2016). Foi enfermeira – HUSE de 1996 à 2018 (Atuou como coordenadora de enfermagem do HUSE, gerente de enfermagem da ala de cirurgia ortopédica e plástica, Enfermeira na UTI pediátrica e Adulto). De 2018 até os dias atuais, Enfermeira na Vigilância Sanitária Estadual. Participou da Implantação do Projeto SAMU ESTADUAL pelo MS. Foi Coordenadora de Enfermagem do Hospital Pedro Garcia Moreno/Itabaiana. Fez parte da implantação e coordenação de enfermagem da Clínica de Especialidades Médica-UNITMED de 2012 à 2016, implantação do serviço de cateterismo vesical intermitente limpo na UNITMED. Enfermeira da UTI-COVID 19 da Ebserh/HU (PSS-Janeiro a julho de 2020). Professora substituta da UFS (disciplina Introdução à Enfermagem e estágio supervisionado). Participou da implantação Centro de Simulação Realística de medicina e enfermagem da UNIT, atuou como coordenadora e professora do Centro de Simulação Realística de medicina da UNIT.


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Ementa

Módulo I – Assistência de enfermagem em cuidados intensivos I

Conteúdo Programático:                

Aula inaugural-Competência do Enfermeiro atuante em Unidade de Terapia Intensiva  Adulto e Pediátrica. Aspectos gerenciais na Unidade de Terapia Intensiva. Indicações e Índices Prognósticos em Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica. Abordagem e cuidados multidisciplinares. Experiência do paciente e família e Humanização da Assistência  em UTI Adulto e Pediátrica.

Gestão de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica. Fundamentos Teóricos, Legais e Bioéticos para a Prática em Enfermagem de Alta Complexidade. Aspectos arquitetônicos atuais na Unidade de Terapia Intensiva (RDC 50/2002): influência e desafios RDC 07/2010. Dimensionamento de enfermagem, Processo de enfermagem – Sistematização da Assistência de Enfermagem; Biossegurança individual e coletiva. Gestão e Qualidade da Enfermagem em Terapia Intensiva: inovações e tecnologias. Era do Desenvolvimento da Qualidade/Indicadores/Acreditação. Responsabilidade Civil e Ética nos Eventos Adversos. Estudo das bases e pressupostos da Bioética. Considerações e direitos dos pacientes. Sigilo profissional. Responsabilidade profissional, legal e moral em relação ao paciente crítico. Relações interpessoais no processo de trabalho e no cuidado ao paciente.

Metodologia do trabalho científico I, II: Características do conhecimento científico. A dinâmica do conhecimento científico. Problematização. Hipótese ou problema de pesquisa. Partes do projeto de pesquisa e estrutura da monografia. Aplicação de teorias e técnicas na elaboração de trabalho de pesquisa científica em área escolhida.

 

Módulo II – Assistência de enfermagem em cuidados intensivos II

Conteúdo Programático:

Alterações e monitorização do sistema cardiovascular e hemodinâmico. Exame Físico Cardiovascular. Tromboembolismo Venoso, Síndromes Coronarianas Agudas. Insuficiência Cardíaca e Choque Cardiogênico. Interpretação de Eletrocardiografia Normal e Arritmias (Manuseio do aparelho). Dispositivos de Assistência Ventricular (apresentação dos dispositivos). Monitorização Hemodinâmica Básica, Invasiva e Minimamente Invasiva (PVC,PANI,PAI, VIGILEUS, catéter Swan-Ganz,etc).

Abordagens intensivas na assistência ao paciente adulto e pediátrico com distúrbios Respiratórios. Edema Agudo de Pulmão e Pneumotórax, Síndrome do Desconforto Respiratório do Adulto e Insuficiência Respiratória. Infecção pela Covid-19. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Pneumonia,  Derrame Pleural, Cirurgia Torácica, Sepse e Choque Séptico adulto e pediátrico.

Parada Cardiorespiratória e Reanimação Cardiopulmonar Cerebral. Terapia intravenosa na Unidade de Terapia Intensiva. Sistematização da Assistência de Enfermagem no Cuidado Intensivo em Traumas e Queimaduras.  Cuidados com Terapia Intravenosa (apresentação dos Catéteres e manuseio). Drogas Vasoativas e Cálculos- Uso de Bomba de Infusão. Assistência ao paciente na UTI portador de trauma multissistêmico. Simulação de preparo de drogas e casos clínicos.

Aspectos da Ventilação Mecânica em paciente adulto e pediátrico. Gasometria arterial e venosa na avaliação de pacientes críticos.

Avaliação do paciente em uso de Ventilação Mecânica na Unidade de Terapia Intensiva (Manuseio do Aparelho), prática de punção arterial e interpretação de Gasometria Arterial e venosa. Simulação realística de casos.

Cuidados intensivos aos pacientes críticos adultos e pediátricos com distúrbios neurológicos. Exame Físico Neurológico. Avaliação do coma. Monitorização Neurológica e Manejo da Hipertensão Intracraniana, Acidente Vascular Encefálico. Derivação Ventricular Externa, Monitorização Intracraniana (PIC). Delirium, Sedação, Analgesia.  Principais distúrbios neurológicos clínicos e cirúrgicos em pediatria. Pós-operatório de cirurgias neurológicas. Comunicação de Notícias Difíceis: paciente adulto e pediátrico.

Avaliação de Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador de Órgãos- Adulto e pediátrico. Paliativos e Dilemas Éticos no Fim da Vida. Avaliação de Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador de Órgãos- Adulto e pediátrico. Simulação de captação de orgãos (protocolo).

Módulo III – Assistência de enfermagem em cuidados intensivos III

Conteúdo Programático:

Doenças do Sistema digestório em pacientes críticos: principais intervenções clínicas e cirúrgicas. Exame físico abdominal, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia do Esôfago e Estômago, Cirurgia do fígado e Vias biliares, Cirurgia do Pâncreas, Coloproctologia, Hérnia, Traumas e Transplantes. Trombose Mesentérica e Hemorragia Digestiva. Abdômen Agudo e Síndrome Compartimental Abdominal. Insuficiência Hepática e Diálise Hepática- Paracentese. Infecção em Cirurgias abdominais. Cuidados nas passagens de sondas gástricas, enterais e GTT.

Sistematização da assistência do paciente crítico com distúrbio metabólico e renal. Adulto e pediátrico. Cetoacidose Diabética, Coma Hiperosmolar e Hiperglicêmico. Insuficiência Renal e Métodos Dialíticos. Adulto e pediátrico. Assistência de enfermagem. Complicações, terapia dialítica.

Distúrbios hematopoiéticos: cuidados intensivos ao paciente crítico adulto e pediátrico. Transfusão de Hemoderivados. Trombocitopenia, Coagulação Intravascular Disseminada, Assistência aos distúrbios hematopoiéticos graves no adulto e criança. Uso e finalidade dos hemoderivados, registros obrigatórios no prontuário do paciente e ANVISA.

Metodologia do Trabalho de Conclusão do Curso científico II, III

Diretrizes metodológicas para o trabalho científico. Planejamento da pesquisa. Elaborar o projeto de pesquisa. Texto monográfico. A Internet como fonte de pesquisa. Técnicas de pesquisa bibliográfica. Normas para a redação de trabalhos científicos. Aspectos éticos e bioéticos da pesquisa em saúde. Aplicação de teorias e técnicas na elaboração de trabalho de pesquisa científica em área escolhida. 

Módulo IV – Assistência de enfermagem em cuidados intensivos IV

Assistência de enfermagem em cuidados intensivos 

Conteúdo Programático:

Cardiologia clínica pediátrica: arritmias e coronariopatias. Cirúrgica cardíaca pediátrica. Variáveis clínicas, risco cirúrgico, complicações pós-operatórias, avaliação da funcionalidade cardíaca após a alta da UTI pediátrica. Desenvolvimento de morbidades após permanência em UTI pediátrica e tempo de permanência na UTI.

Desconforto respiratório e insuficiência respiratória. Métodos de diagnóstico e exames complementares não invasivos. Manejo do Desconforto respiratório e insuficiência respiratória. Métodos de diagnóstico: eletrocardiograma e exames complementares não invasivos. Simulação realística de casos clínicos.

Parada cardiorrespiratória e Reanimação cardiorespiratória. Farmacologia pediátrica. Paciente em estado de choque: intervenções intensivas.

Fisiopatologia dos choques, reconhecimento e tratamento. Punção intraóssea (prática). Simulação realística de casos clínicos.

Módulo V – Estágio observacional nas Unidades de Terapia Intensiva

Conhecimento sobre a estrutura física, organizacional e gestão da UTI Adulto e Pediátrica.

Conteúdo Programático:

Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE); Hospital São Lucas; Hospital Primavera, Hospital Unimed, Hospital Santa Isabel, Hospital do Coração, FBHC.

Módulo VI – Extra classe/Apresentação dos Projetos de Intervenção

Características do conhecimento científico. A dinâmica do conhecimento científico. Problematização. Hipótese ou problema de pesquisa. Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Duração do curso

1 ano

Alunos por turma

Mínimo de 30 alunos

Carga horária

360 horas

Aulas

Aulas teóricas e práticas

Quem vai te ensinar




Aline Corrêa

Docente



Aline Corrêa

Docente

Graduada pela UFS, Especialista na Unidade de Terapia Intensiva, Especialista em Cardiologia, Instrutora em ATCN, PHTLS, AMLS, atualmente Enfermeira da UTI pela EBSERH.



Amauri Clemente da Rocha

Docente



Amauri Clemente da Rocha

Docente

1.Cirurgião geral e do Trauma do Serviço de Emergência e trauma do hospital geral de Alagoas
2. Prof. Assistente de Anatomia humana das universidades Federal e Estadual de Alagoas
3. Coordenador do programa de residência em medicina de emergência do HGE Alagoas
4. Preceptor do programa de residência em cirurgia geral do hospital regional de Arapiraca
5. Instrutor dos programas ATLS, PHTLS, DSTC, ETC.



Frederico Mansur

Docente



Frederico Mansur

Docente

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (1992). Atualmente é Cirurgião Torácico – SANTA CASA DE MISERICÓRDIA de Maceió. Cirurgião Torácico – Secretaria de Saúde de Alagoas e Cirurgião Torácico da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Tem experiência na área de Cirurgia Torácica, com ênfase em Câncer Pulmonar, Cirurgia Torácica Pediátrica e Hiperidrose. É instrutor pela Universidade de São Paulo de ATLS, AMLS, PHTLS e Coordenador do Núcleo de PHTLS, ATLS do Estado de Sergipe. Coordenador das UTI’s do HRM (Hospital Regional da Mata). Intensivista da UNIMED Maceió. Intensivista da UTI CORONÁRIA do Hospital Chama. Preceptor voluntário da residência Médica do Hospital Chama. Preceptor voluntário da residência de Pediatria do HGE.



Edna Dias

Docente



Edna Dias

Docente

Especialização : educação em saúde
Trabalho no SAMU há 19 anos



Dayse Rosângela Marques

Docente



Dayse Rosângela Marques

Docente

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe e Mestrado em saúde e ambiente pela Universidade Tiradentes, Implantação do Projeto SAMU ESTADUAL pelo MS. Pós-graduação em licenciatura pela FIOCRUZ e Saúde Baseada em Evidência pelo Hospital Albert Einstein. Enfermeira – do HUSE de 1996 à 2018, exerceu as atividades como enfermeira em 2020 no Hospital Universitário/HU na UTI COVID, coordenadora de enfermagem da Clínica de Especialidades Médica-UNITMED de 2012 à 2017, participou da implantação do Centro de Simulação Realística UNIT, a qual foi professora dos Cursos de Enfermagem e Medicina. Instrutora AMLS, ACLS, ACTN. Faz parte do quadro como Enfermeira da Vigilância Sanitária Estadual. Vice-presidente e Coordenadora do NEP da Cooperativa Núcleo Saúde e responsável pela implantação da Sala de Simulação Realística.



Carolina Felipe Soares Brandão

Docente



Carolina Felipe Soares Brandão

Docente

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) , mestre em Ciências pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Medicina Nuclear (UNISA) e Administração de Serviços em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Biomedicina (UNISA) e Medicina Veterinária (FMU). Coordenadora do Hospital Simulado do Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Docente do Laboratório de Simulação Clínica do Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenadora dos pólos American Heart Association em ambas universidades para os cursos de BLS, ACLS e PALS. Coordenadora Adjunta da Pós Graduação em Simulação Avançada e Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Grupo AFYA. Atuação no desenvolvimento do Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein ( CSR-HIAE). Consultora na área educacional em todo território nacional na capacitação docente em atividades baseadas em simulação clínica. Membro fundadora, ex- presidente por duas gestões e atual conselheira da Associação Brasileira de Simulação na Saúde – ABRASSIM. Membro da Society for Simulation in Healthcare (SSH) e da Federación Latinoamericana de Simulación Clínica y Seguridad del Paciente (FLASIC) como membro da comissão de acreditação. Possui diversas publicações nacionais e internacionais na área de simulação e educação em saúde.



Dênison Pereira da Silva

Docente



Dênison Pereira da Silva

Docente

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Tiradentes, Especialista em Urgência e Emergência – UNCISAL, Especialista em Gestão da Emergência do SUS e em Metodologias Ativas de Aprendizagem – Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes. Atua como Professor na Universidade Tiradentes, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe. Instrutor dos Programas PHTLS, ATCN, ACLS, AMLS, DMEP e TEAM. Gestor e empreendedor do Núcleo de Ensino em Saúde e Emergências do Brasil – NESES.



Dra. Carla Viviane

Docente



Dra. Carla Viviane

Docente

Enfermeira pela Universidade Tiradentes (UNIT- Campus Farolândia) – Aracaju/Se (2016.2), Doutora em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT), Pós-Graduada em MBA em Gestão da Saúde e Administração hospitalar pela Faculdade Estácio de Sergipe (FASE), Pós-Graduada em Urgência e Emergência em Saúde pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Pós-Graduada em Saúde da Família pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Professora Preceptora do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes. Pesquisadora do Grupo de Estudo Sociedade, Saúde e Ambiente (GESSA). Possui experiência nas áreas de educação em Saúde, Gestão em Saúde, Urgência e Emergência, Saúde da Família, Epidemiologia e Metodologia Científica.



Sheila Jaqueline Gomes

Docente



Sheila Jaqueline Gomes

Docente

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Especialista em UTI (Unidade Terapia Intensiva) pela Faculdade Social Da Bahia (2010). Atualmente é Enfermeira assistencial da UTIN/UCINCO e integrante da comissão de pele e acessos centrais do Hospital e Maternidade Santa Isabel. Atuou como Enfermeira coordenadora do internamento obstétrico/ginecológico – Clínica Santa Helena, Enfermeira Assistencial na UTI COVID do Hospital Universitário e Professara adjunta do curso de Enfermagem na Universidade. Mestre (2017) e doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe.



Ellen Cristina Bergamasco

Docente



Ellen Cristina Bergamasco

Docente

Enfermeira formada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). É mestre em Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da USP e doutora em Saúde do Adulto pela mesma instituição.
Atuou por mais 12 anos como docente do curso de Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica e Enfermagem, Clínica Médica e Práticas Atuais em Saúde. Coordenou o curso de Pós-Graduação de Auditoria em Serviços de Saúde do Hospital Albert Einstein durante dez anos.
Atualmente, cursa MBA em Gestão de Saúde na USP. Gerente de Ensino e Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade IDOR de Ciências Médicas.
Livros publicados: Semiotécnica – Fundamentos para a prática assistencial de enfermagem (Editora GEN Guanabara Koogan, 2016) e Habilidades clínicas em enfermagem (Editora GEN Guanabara Koogan, 2020).

Depoimentos dos nossos alunos

R$ 680,00

Por mês

*O preenchimento da Ficha de Inscrição pelo site não garante a vaga. A vaga somente estará garantida mediante o pagamento do curso.